LETRAS

RECONHECIMENTO

O Curso de Letras obteve seu Reconhecimento pela Portaria nº 65 de 22 de janeiro de 2009, publicada no DOU em 26 de janeiro de 2009.


COORDENADOR: Professor Mestre Ediney Gusmão Junior

OBJETIVOS DO CURSO

O objetivo do curso de Letras é a formação de profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Desse modo, o profissional, além de ter domínio do uso da(s) língua(s) que seja(m) objeto(s) de seu estudo, no que se refere à sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais deve, também, ser conhecedor da pluralidade cultural que permeia o povo brasileiro e das variações linguísticas que surgem num país portador de grande extensão territorial e grande convergência de culturas. Além desse conhecimento para um trabalho ativo na sociedade brasileira, o graduando em Letras deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem e de fazer uso de novas tecnologias no ensino e na pesquisa, entendendo a sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente.

PERFIL DO PROFISSIONAL

No final do Curso, pelo desenvolvimento de atividades teórico-práticas, o formando deverá ter adquirido as seguintes competências e habilidades:
  • Domínio das línguas que são objeto de estudo no que se refere ao seu uso, nas suas manifestações oral e escrita, e produção de textos;
  • Reflexão analítico-crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas  e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • Percepção de contextos pluriculturais;
  • Utilização de novas tecnologias aplicadas ao seu campo profissional;
  • Domínio de conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • Domínio de métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para diferentes níveis de ensino.

MERCADO DE TRABALHO

O licenciado em Letras:
  • Estará habilitado para o exercício do magistério em Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e nas três séries do Ensino Médio, responsabilizando-se pelo ensino de Língua e Literatura Inglesa ou Portuguesa;
  • Estará habilitado para o magistério em escolas de idiomas;
  • Poderá atuar como pesquisador, redator, crítico literário, revisor de textos, assessor cultural;
  • Poderá prosseguir estudos em programas de pós-graduação, habilitando-se para exercer o magistério superior.

MATRIZ CURRICULAR

PERÍODO: 1
LÍNGUA PORTUGUESA
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
PRODUÇÃO TEXTUAL
OFICINA LITERÁRIA
PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

PERÍODO: 2
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS ESOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
CULTURA CLÁSSICA: CONTRIBUIÇÕES LINGUÍSTICAS
TEORIA DA LITERATURA I
LINGUÍSTICA

PERÍODO: 3
CULTURA BRASILEIRA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
DIDÁTICA
MORFOLOGIA PORTUGUESA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TEORIA DA LITERATURA: ESCOLAS LITERÁRIAS II E III
LINGUAGENS DA ARTE E REGIONALIDADES

PERÍODO: 4
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
LITERATURA COMPARADA
SINTAXE DO PORTUGUÊS I
PRÁT. DE ENS. E ESTÁGIO SUPERV. DE PORTUGUÊS I
LITERATURA POPULAR REGIONAL
LITERATURA BRASILEIRA: DAS ORIGENS AO ROMANTISMO
LITERATURA PORTUGUESA

PERÍODO: 5
LITERATURA HISPANO-AMERICANA
METODOLOGIA DA PESQUISA
POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA
SINTAXE DO PORTUGUÊS II
TEORIAS DO DISCURSO
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUP. DE PORTUGUÊS II
LITERATURA BRASILEIRA: PRÉ E PÓS MODERNISMO

PERÍODO: 6
INGLÊS TÉCNICO
HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
ASPECTOS SEMIOLÓGICOS DO DISCURSO
FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENS. DE LÍNGUA PORTUGUESA
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUP. DE PORTUGUÊS III
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
ESTUDOS CULTURAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA

PERÍODO: 7
LITERATURA INGLESA I
PRÁTICA ORAL EM LÍNGUA INGLESA
LÍNGUA INGLESA - ESTRUTURA SINTÁTICA I
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERV. DE INGLÊS I
LÍNGUA INGLESA ESTRUTURA BÁSICA
LÍNGUA INGLESA FONÉTICA E FONOLOGIA
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PORTUGUÊS E INGLÊS
LEITURA E REDAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA

PERÍODO: 8
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPE. DE ING. II
LITERATURA INGLESA II
TCC EM LETRAS (PORTUGUÊS E INGLÊS)
LÍNGUA INGLESA - ESTRUTURA SINTÁTICA II
LÍNGUA INGLESA RELAÇÕES DISCURSIVAS
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
LITERATURA NORTE-AMERICANA

DURAÇÃO

8 Semestres (4 anos)

 


COMPARTILHE
©2017 Estácio FNC | Av. Francisco Pignatari, 630 - Carapicuíba/SP - CEP 06310-390 - Veja o mapa | fnc@faculdadefnc.com.br | Tel: 11 4185-8410